Funcionamento da Energia Eólica
Os aerogeradores são projetados para uma determinada faixa de variação da velocidade do vento, geralmente entre 4 a 30 m/s. Acima desta faixa, os componentes como gerador, pás, passam a atuar com sobrecarga. Abaixo da faixa não é viável gerar energia. Desta forma é necessário um sistema que bloqueie o aerogerador nas extremidades desta faixa. A potência do gerador sobe com o cubo da velocidade de vento, ou seja, se vento dobrar de velocidade a potência é multiplicada por oito, o contrário também se aplica.
Assim resumindo só podemos fisicamente falando retirar no máximo 45% da potência contida no vento, mas, além disso temos de considerar algumas perdas pois nenhum Aerogerador retira 100% de potência dos 45% que nos é permitido pela física; então temos abater outras perdas como:
- Aerodinâmicas
- Elétricas
- Resistivas
- Qualidade do vento
Quanto à qualidade do vento, o nosso Mapa Eólico Nacional tem algumas limitações que introduz mais outra perda, pois a precisão dele é de 1km² por 1km² e a altura mínima é de 50mt, assim como instalamos os aerogeradores com 12 mt de altura precisamos também reduzir a média de vento apresentada no Mapa Eólico ( instalações de pequenas turbinas a 50mt é economicamente inviável ) .
Vamos continuar falando sobre o assunto. Quaisquer dúvidas entre em contato.
Vamos continuar falando sobre o assunto. Quaisquer dúvidas entre em contato.
Nenhum comentário :
Postar um comentário